Com perigo de desabamento, muro do São João Futebol Club continua sem reparos após seis meses de notificação oficial

Capela do Alto 25 out / 2019 às 18:31

E o perigo de desabamento de um dos muros da sede do São João Futebol Clube continua. Localizado na rua Professor Castorio de Almeida, as instalações do time colocam em risco a segurança de quem passa pela calçada, inclusive dos alunos da Escola Municipal Maria Elza Lázara Lopes, que fica em frente ao clube. Uma notificação da prefeitura cobrando os reparos chegou a ser publicada no Diário Oficial do Município há seis meses.
A intimação da Defesa Civil (DF) de Capela do Alto foi emitida e endereçada ao responsável pelo time, João Abílio de Quevedo, no último dia 7 de março deste ano. No documento, a prefeitura determina um prazo para que a situação seja regularizada. “Notifica o presidente do São João Futebol Clube a realizar os reparos necessários ou a construção de um novo muro para sanar o perigo em questão. A Defesa Civil dará ao time 30 dias a contar do recebimento para que realize os serviços necessários,” recomendou.
Em outro trecho intimação, a prefeitura explica os perigosos causados pela edificação. “O muro pertencente ao imóvel está muito inclinado e podendo cair a qualquer momento, trazendo risco ao patrimônio e a vida de pessoas que passam próximo ao local,” registrou a prefeitura.
A Defesa Civil destaca ainda que a situação traz “alto risco de segurança” a população. “Considerando que na rua Castorino de Almeida existe a escola Maria Elza Lázara Lopes onde a entrada da escola está de frente com o muro em questão; considerando que os pais e alunos transitam próximo ao muro,” elencava a municipalidade, que também alegou que as placas de concreto, material utilizado na produção das paredes, estariam se soltando.
Contudo, a notificação oficial assinada pelo coordenador do Conselho Municipal de Defesa Civil de Capela do Alto, Rodrigo Carapelli nunca chegou a ser entregue ao responsável pelas instalações do clube.
A notificação preliminar, publicada no diário oficial em 8 de março de 2019, trazia a informação de que o presidente do São João Futebol Clube não foi encontrado no local. De acordo com um documento assinado por Rodrigo Carapelli, o responsável não teria aceitado receber a notificação. “O senhor João Abílio se recusou a receber a notificação na data de 07 de março de 2019,” afirmou.
A Prefeitura Municipal de Capela do Alto foi questionada em diversas ocasiões sobre a situação do muro e sobre a negativa do presidente do São João Futebol Clube em receber a notificação. Em nenhuma das oportunidades a municipalidade respondeu às perguntas enviadas pelo Jornal de Capela.
O município não respondeu se o São João Futebol Clube poderia ser responsabilizado ou responder alguma sanção por não receber e não atender a notificação oficial sobre os reparos do muro.
O Jornal de Capela visitou o prédio do time capelense e constatou a situação das placas de concreto que estão inclinadas em direção a calçada. Além da inclinação, a edificação tem buracos que poderiam facilitar a entrada de qualquer pessoa ao campo do clube, colocando mais uma vez em “alto risco de segurança” a vida de munícipes, crianças e adultos, que passam diariamente pelo local.


Mais Notícias