Todas as formas de amar e ser mãe

Capela do Alto 12 maio / 2019 às 08:58

Ser mãe vai muito além de gestar uma criança, carregá-la na barriga por nove meses e sofrer as dores do parto, essa é apenas uma das formas. De acordo com o dicionário Priberam de língua portuguesa o vocábulo Mãe significa “mulher que cria,” entre muitos outros significados. A maternidade talvez esteja mais ligada a amar, do que necessariamente quem amar.

Por isso, o Jornal de Capela escolheu três história de mulheres que tem em si o amor de mãe, seja para seus próprios filhos, os dos outros, ou até mesmo animais que são como filhos.

Trabalhando há 11 anos na Guarda Municipal de Capela do Alto, Vanessa Guerra, 38, descobriu o amor de ser mãe gestando suas duas meninas, Maria Clara, 13, e Maria Lara, 02. A guarda municipal contou um pouco como é a maternidade misturada com a vida profissional. “A mais velha tinha um ano quando eu entrei para a corporação. Muitas vezes nós temos que abrir mão de momentos com a família, várias vezes, inclusive no natal. A gente tenta fazer elas entenderem, mostrar que um dia a gente não tá, mas depois nós compensávamos. As vezes a gente comemora antes”, explicou a mãe que complementou sobre as dificuldades da maternidade,” é difícil, mas se não ama amar o que faz e não tiver apoio em casa você não consegue.”

Este ano Vera vai trabalhar durante o Dia das Mães, mas a guarda já avisou que esse não é um problema em sua casa. “Eu não vou estar em casa com as crianças, vamos comemorar antes ou depois, sempre procuro explicar. Se pudesse dar um conselho para futuras mães, não faça a profissão e maternidade serem um sacrifício,” refletiu Vera.

 

Mãe dos filhos dos outros

Algumas mulheres são mães, mas não só dos próprios filhos. Às vezes, elas acabam sendo mães dos filhos de outras pessoas. Esse é o caso de Fernanda DamacenoTonin, professora por formação e mãe por escolha. A pedagoga conta que ainda não tem os próprios filhos, mas vai treinando com as crianças que ensina no dia-a-dia. “É um treinamento, eu te respondo isso em meio a sorrisos, pois faço piadas com isso sempre. Quando alguém me pergunta se tenho filhos sempre respondo com o número da lista atualizada das matrículas naquela data: 160, 180, 200 filhos,” se divertiu a educadora ao relembrar.

Fernanda relata que ser professora é ser um pouco mãe de todos os seus alunos. “Nós vivemos todos os dias a magia da infância junto com as crianças. Muitas vezes estamos no ‘lugar’ das mães, não as substituímos nunca, mas chegamos pertinho do amor delas,” conta a professora que complementa, “sou mãe de coração de todos os alunos que passam por minhas mãos.”

“Não sei como é ser mãe biológica ainda, por opção, mas sei como é ser professora. Mas somos pedagogas, professoras, às vezes médicas, astronautas, fadas, mágicas, bruxas, tudo que eles quiserem. E lá no fundinho somos mãezinhas de coração,” garantiu a mãe postiça de tantos filhos.

 

Mãe de Pet

Tem crianças que nascem da barriga das mães, outras são adotados e nascem do coração, tem até filhos que podem ser cachorros, gatos, hamsters e muitos outros animais. Assim é a história da digital influencer Né Thomé, que tem seis pequenos de quatro patas.

Spartakus, Tob, Guilly, Pandora, Cindy Lauper e Ted Boy são os cachorros e filhos adotivos da mãe de Pet. Né Thomé conta que mesmo sem ter crianças em casa o sentimento da maternidade sempre esteve em seu coração. “Ser mãe de pet é ser mãe por completo. Amor incondicional, preocupações com saúde, alimentação, bem-estar e educação também. Nunca pensei em gerar um filho, e isso nunca fez com que eu me sentisse uma mulher diferente das outras. Meu coração sempre foi dos meus pets e sou mãe tanto quanto a de humanos pois os meus não nasceram de mim, mas nasceram pra mim,” afirmou a influenciadora digital.

A mãe coruja deixa um recado para quem pretende seguir seus passos e ser mãe de bichinhos. “As dificuldades sempre surgem. Ame indistintamente seus filhos, beije, abrace, pois, a vida é trem bala como diz a música portanto viva todo esse amor intensamente. O amor ele existe de todas as formas, é ele que movimenta o mundo e inclusive quebra preconceitos e paradigmas,” aconselhou Né Thomé.

Existem muitas formas de ser mãe, seja dos próprios filhos, de outras pessoas ou até de animais. A maternidade não pode ser definida, talvez apenas sentida. Essas são apenas três histórias com mãe e filhos diferentes, mas com um ponto em comum: o amor! Um feliz Dia Das Mães a todas as mulheres que de alguma forma amam seus filhos, sejam eles de nascimento, coração, sobrinhos, netos, primos, amigos, alunos e até animais.


Mais Notícias