Capela do Alto recebe viagem virtual do Teatro a Bordo nesta sexta-feira, 11 de setembro

Cultura 11 set / 2020 às 06:47

Realizado no trecho da CCR SPVias, o projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR

 

Nesta sexta-feira, 11 de setembro, o projeto “Teatro a Bordo – Caixola de Histórias” será apresentado na cidade de Capela do Alto, cidade que fica no trecho de concessão da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

A ação será realizada pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local da Prefeitura Municipal de Capela do Alto.

Devido à pandemia do Covid-19, a itinerância do Teatro a Bordo teve que se adaptar e será executada parcialmente a distância, mesclando técnicas de radioteatro e ações educativas, resultando na criação de uma cena inédita por cidade, com o objetivo de resgatar histórias da cultura popular e levar arte e informação para o público infanto-juvenil, além de integrar artistas e educadores das cidades envolvidas.

Nos novos ares de 2020, a ação educativa acontecerá a partir de oficinas de contação de histórias por videoconferências com disponibilização e acesso gratuitos. As cenas criadas a partir do material recolhido nas oficinas serão gravadas em formato de podcast distribuídas por meio da internet e de espaços nas rádios locais. O link para inscrição da oficina de Capela do Alto (11/09) está disponível no site: www.caixoladehistorias.com.br. O tema será “Contadores de histórias itinerantes e Contadores de histórias residentes: características da performance em diferentes espaços e contextos”.

O cronograma será o seguinte: na sexta-feira (11) acontecerá a Oficina virtual de Contação por meio do aplicativo Zoom, onde as histórias serão recolhidas e na quarta-feira (16) o vídeo dos artistas locais com tradução em LIBRAS será publicado no canal do YouTube do Caixola. Os relatos da oficina serão transformados em um podcast publicado no Spotify e também no YouTube.

A realização do projeto na íntegra, com as apresentações do contêiner-palco em praça pública, acontecerá quando os eventos abertos forem autorizados e seguros, respeitando os protocolos sanitários vigentes.

Vale ressaltar que todos os envolvidos na equipe do projeto trabalharão de forma remota, sem o encontro presencial.

 

CRONOGRAMA

ATIVIDADES VIRTUAIS DE CAPELA DO ALTO

 

SEXTA-FEIRA (11/09)

16H – Oficina de Contação de Histórias – “Contadores de histórias itinerantes e Contadores de histórias residentes: características da performance em diferentes espaços e contextos”

Ação realizada pelo aplicativo Zoom. A inscrição acontece até 1 hora antes do início da reunião, por meio do link: https://bit.ly/34D0YLz

*As histórias recolhidas nesta Oficina serão transformadas em uma cena que integrará a série de podcasts “Caixola de Histórias nos Ares” produzida pelo grupo e lançada semanalmente às segundas-feiras no Spotify e YouTube.

 

QUARTA-FEIRA (16/09)

Publicação do Vídeo dos artistas locais*

*Acessível em LIBRAS

 


Mais Notícias