Inscrições para curso de pós-graduação em inovação terminam nesta sexta-feira

Educação 10 jan / 2020 às 16:00

As inscrições para o curso de pós-graduação “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias” foram prorrogada até sexta-feira (10). A pós é resultado de parceria inédita da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e a Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Para a primeira turma, são oferecidas 1.500 vagas. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas por meio deste link, no site da Unesp. Com início previsto no primeiro semestre de 2020, a pós-graduação é voltada a todos registrados no Crea-SP, entre eles, engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e também funcionários do conselho. A ideia é proporcionar a capacitação técnica e o aprimoramento desses profissionais sob a perspectiva da inovação.

A especialização, dividida em cinco módulos, com duração de 15 meses e 360 horas, é formatada por metodologias ativas, mediadas por tecnologias digitais. O curso será composto por atividades online em ambiente virtual e, ao final de cada módulo, serão realizadas atividades presenciais nos polos de apoio, ligados às regiões administrativas do Crea-SP (12 no total). Acesse mais informações neste link.

De acordo com o professor titular da Univesp e um dos responsáveis pela gestão da especialização, Waldomiro Loyolla, ao longo do curso, o aluno terá a oportunidade de desenvolver propostas de empreendedorismo. “As iniciativas poderão ser empregadas tanto para a empresa em que o estudante trabalha, pensando em soluções para problemas já existentes, quanto para a criação de uma startup, de um novo negócio na sua área”, afirma.

O professor aposentado da Unesp e conselheiro do Crea-SP, Sebastião Gomes de Carvalho, explica que a pós dialoga com temas importantes para o profissional. “É uma iniciativa nova e necessária, que vai combinar o conhecimento de professores da universidade com o de profissionais qualificados do mercado, especialistas em inovação. Nunca teve um curso assim. Chegamos a um momento em que é preciso modernizar, falar de big data e inteligência artificial para engenheiros”, diz.

A parceria com o Crea-SP e a Univesp segue as diretrizes estabelecidas para os cursos de pós-graduação lato sensu da Unesp e a formação do corpo docente prevê a participação de especialistas, com a combinação de saberes da academia e do mercado, sempre levando em consideração os critérios de qualidade norteadores do curso, que concederá um certificado a todos os concluintes que cumprirem critérios de frequência e desempenho.

“A ideia é futuramente aproveitar o conteúdo desenvolvido para esse curso de especialização na graduação e na pós-graduação da Unesp, deixando à disposição das unidades e fomentando a cultura do empreendedorismo na Universidade”, afirma o professor Ricardo Alan Verdú Ramos, vice-diretor da Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira e coordenador pela Unesp dessa pós-graduação em parceria com o Crea-SP.

Conteúdo

Durante os módulos, os pós-graduandos serão inseridos no universo da metodologia científica, percorrerão o caminho da transformação de uma ideia em uma inovação para fins comerciais, terão contato com a cultura do empreendedorismo e acesso a ferramentas de negócios para melhorar a gestão de projetos e as tomadas de decisão.

Ao final, eles devem propor um “Projeto Integrador” no formato de uma Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), programa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas no Estado de São Paulo.

O curso de pós-graduação é parcialmente financiado pelo Crea-SP. Mais informações podem ser obtidas no portal do Crea-SP.


Mais Notícias