ADPESP consegue doação de álcool em gel e máscaras para Delegacias

Polícia 27 mar / 2020 às 11:55

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) conseguiu reunir cerca de 200kg de álcool em gel e duas mil máscaras em campanha junto ao empresariado paulista. A iniciativa teve pronta adesão dos empresários e os itens foram direcionados à Secretaria Executiva da Polícia Civil, que fará a distribuição para Delegacias do estado.

Complementando a ação, a ADPESP efetuou a compra de mais 65kg de álcool em gel e embalagens, e conseguiu uma doação extra do produto, que serão distribuídos aos Delegados na Acadepol. A Associação também está destinando cerca de 27kg de álcool em gel para cada Deinter (Departamento do Interior).

“Em um momento de crise, como a pandemia que estamos enfrentando, é importante a união de todos. A ADPESP tem como fundamento defender os interesses da classe à qual representa, mas não nos esquecemos – um só minuto – que o Delegado de Polícia é um ser humano. Precisamos proteger e valorizar o ser humano policial”, diz Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação.

Governo antecipa vacinação para policiais

Atendendo a um pleito da ADPESP, protocolado em ofício à SSP na segunda-feira, 23, o governo do estado vai antecipar a vacinação contra gripe para os policiais e agentes de segurança, que seguem exercendo suas atividades, sem a possibilidade de home office. Os profissionais da segurança pública serão vacinados a partir de 30 de março.

“Os policiais civis, assim como os profissionais da saúde, seguem exercendo suas funções em contato direto com o público em geral, estando altamente expostos à contaminação. Sabemos que a vacina para a gripe não imuniza contra o Covid-19, mas tem especial importância na questão do diagnóstico do vírus, ao excluir a possibilidade de contaminação pela gripe comum”, esclarece Mesquita.

No ofício, além de pleitear que os profissionais da segurança sejam incluídos nessa primeira fase da campanha, a ADPESP sugere, avaliando-se a viabilidade, que que sejam designadas equipes de profissionais da saúde para vacinação nas próprias unidades policiais.

Canal de apoio

Ciente da falta de infraestrutura em muitas delegacias do estado de São Paulo, e diante da crise sanitária decorrente da pandemia do Covid-19, a ADPESP criou um canal de apoio aos Delegados de Polícia, por e-mail e WhatsApp, para que possam compartilhar dificuldades, solicitações e dúvidas. A diretoria da entidade estará de prontidão para solucionar todas as questões ou encetar gestões junto aos órgãos competentes, a fim de que os colegas continuem exercendo suas funções com o mínimo de segurança e dignidade.

Ainda no início da crise do novo coronavírus, a Associação protocolou um ofício junto à SSP solicitando medidas emergenciais para proteção dos policiais civis e da população em geral. Dentre as medidas, foram sugeridos, principalmente, a compra de álcool em gel e sabão para limpeza das mãos e máscaras; o contingenciamento dos serviços prestados pela Polícia Civil, privilegiando-se aqueles considerados essenciais; reforço e orientação à população para realização, preferencialmente, de Boletim de Ocorrência Online; e a suspensão de todas as aulas e cursos em andamento na Acadepol.


Mais Notícias