Corpo de Bombeiros dá dicas de como evitar acidentes domésticos com crianças nas férias

Polícia 27 dez / 2019 às 14:18

O período de férias já chegou, com a criançada animada para brincar e extravasar as energias. Mas, junto com alegria, pode vir a preocupação com os acidentes domésticos e em áreas de lazer.

A funcionária pública Elma Mendes Bosi, conta que o cuidado dos pais deve ser redobrado. Seu neto de dois anos acabou engolindo uma bateria de relógio.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as lesões decorrentes de acidentes de trânsito, envenenamento, afogamento, quedas, queimaduras, entre outras, e a violência são as principais causas de morte entre crianças e adolescentes no Brasil.

De janeiro a novembro deste ano, o SAMU registrou mais de 4.6 mil ocorrências pediátricas, no Distrito Federal. Em julho, período de recesso escolar, foram 349 casos em que o serviço de urgência foi chamado.

O major Souza Mendes, oficial de informação pública do Corpo de Bombeiros, dá dicas para que pais e responsáveis evitem acidentes domésticos, como por exemplo,  guardar material de limpeza em local seguro e atenção às crianças para manuseio de produtos elétricos.

Em áreas externas, o Corpo de Bombeiros também orienta evitar a maior exposição ao sol, com uso de protetor solar e hidratação.

O major Souza Mendes ainda reforça que é necessário ter atenção em piscinas e cachoeiras.

Em caso de algum acidente com crianças ou adolescentes, o indicado é ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros ou o 192 para o Samu.


Mais Notícias