Em Sessão relâmpago, parlamentares criticam a atual administração

Política 10 maio / 2019 às 11:32

A 10ª sessão ordinária da câmara municipal de Capela do Alto, realizada no dia 17 de abril, foi marcada pela rapidez. Iniciando os trabalhos, o vereador José Maria (DEM) usou seu tempo regimental para demonstrar seu descontentamento com a administração do prefeito Péricles Gonçalves (PPS) que não teria convidado os parlamentares para uma reunião com moradores da cidade. “Ele faz uma reunião no bairro e leva os secretários, mas o vereador que tem a tinta na caneta e assina não é convidado. É muito longe a prefeitura do legislativo para mandar um convite?”, questionou o democrata.

Regina Leite Tolentino (PMDB) também comentou o caso. “Eu fico indignada. Nós demos um cheque em branco para o prefeito de R$ 5 milhões para ele investir. Seria respeito com os vereadores sentar e explicar, conversar sobre onde será investido esse dinheiro. Quando fazem uma reunião no bairro para explicar as benfeitorias, nós que assinamos não ficamos nem sabendo,” desabafou a Regina.

Questionado sobre suas falas no plenário José Maria da Silva preferiu não se manifestar alegando que estava atrasado para um evento.

 

Aprovou, mas não explicou

Dois projetos de lei foram discutidos e votados no último encontro. O primeiro, de autoria da presidente da câmara Simone Arruda, a PL 15/2019 que proíbe a comercialização de fios de cobre e derivados foi aprovada, mas teve dois votos contrários dos vereadores Regina Leite Tolentino (MDB) e Dito Fidêncio (PP). A vereadora Simone comentou após a votação que a lei teria surgido após casos recorrentes de furtos de fiação em residências e empresas.

Regina Leite Tolentino foi a responsável pela PL Nº 14/2019, que aplica sanções para quem praticar maus tratos ou abandonar animais, o projeto foi aprovado por unanimidade.

A autora do Projeto de Lei foi convidada para comentar a aprovação e explicá-la em um live na página do Facebook do Jornal de Capela, mas não compareceu. Quando oferecida a oportunidade de falar sobre seu trabalho, a vereadora se prontificou e aceitou o convite, garantindo que ao final da sessão concederia a entrevista.

A equipe do jornal aguardou, porém Regina Tolentino não apareceu para a entrevista. Após o fim da sessão, a parlamentar se dirigiu a um estabelecimento comercial da cidade, questionada ela se limitou a dizer que “acabou esquecendo” estava “em reunião com outros vereadores”.

 

Falta de respeito com a Presidente

A presidente Simone Arruda (PHS) foi bruscamente interrompida por um servidor da casa legislativa durante a sessão do dia 10 de abril. A discussão teria começado após a vereadora afirmar que o “funcionários haviam pedido” a construção de uma porta no prédio. O funcionário gritou durante a sessão que ele “não pediu nada.” A presidente da câmara alegou que a obra era apenas manutenção do prédio.

 

Tira porta, põe porta

A construção de algumas portas gerou desconforto entre os vereadores. A pedido da presidente da câmara municipal, uma porta de acesso ao prédio foi fechada, e duas portas de vidro foram instaladas na entrada do plenário. A vereadora Regina Leite Tolentino (PMDB) se posicionou contrária as obras. “Cada presidente que entra nesta casa muda essa porta de lugar. Isso é dinheiro público, nós estamos em crise e eu sou contra isso,” alegou a parlamentar.

 

Jornal de… Sorocaba?

A presidente Simone Arruda insiste em se referir ao Jornal de Capela durante as sessões como Jornal de Sorocaba. A presidente faz referência ao Jornal Z Norte que faz parte do mesmo grupo de comunicação. Questionada sobre o “pequeno equívoco”, a vereadora garantiu que vai se atentar mais ao nome do veículo de comunicação.

 

Sessão instantânea, pronta em 15 minutos

A sessão ordinária do dia 17 de abril durou pouco mais de 15 minutos. Os vereadores pareciam estar mais preocupados em encerrar os trabalhos e ir para outros eventos, como foi o caso do vereador José Maria (DEM) que disse ao fim da votação que estaria atrasado para uma festa de aniversário.


Mais Notícias