Regina Tolentino participa de audiência pública para discutir representatividade feminina na política

Política 25 out / 2019 às 18:24

Foi realizada na manhã desta sexta-feira( 25) no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, a audiência pública com o tema “Mulheres na política: a importância de sua representatividade”. A iniciativa foi da vereadora sorocabana Cíntia de Almeida (MDB) e contou com a participação da vereadora Regina Tolentino (MDB), que representou a cidade de Capela do Alto.
O evento também contou com a participação de mulheres representando as cidades da região metropolitana de Sorocaba, entre elas, as vereadoras Maria do Carmo Guilherme, Rio Claro, Juliana Santos, Santa Branca, Maria Joaquina , Campos do Jordão, a presidente do MDB Mulher Afro, Cidinha Raiz, e a presidente da Câmara de Angatuba, Nicolas Basile.
O presidente do poder legislativo sorocabano, Fernando Dini (MDB), abriu o evento e destacou a importância da atuação feminina. “As mulheres são especiais, diferenciadas, iluminadas; têm mais tato, carinho e zelo. Não existe como construir um mundo melhor sem o engajamento das mulheres na política,” destacou Dini.
O encontrou serviu para discutir temas importantes na atuação das mulheres, como explicou Cintia de Almeida. “Nesta manhã nós tivemos uma audiência que versou sobre os planos municipal, estadual e federal do Movimento Democrático Brasileiro do núcleo mulheres. Mulheres com cargos eletivos como prefeitas, vereadoras e pré-candidatas da eleição de 2020 se reuniram para discutir tudo o que permeia a vida humana e das mulheres, como saúde, educação, violência doméstica e legislação,” esclareceu a presidente do MDB Sorocaba.

Representatividade Feminina
E o problema da falta de mulheres nos cargos do poder executivo e legislativo continua. Atualmente, em Capela do Alto apenas a legislatura que vai de 2016 a 2020 conta com a participação de apenas duas parlamentares mulheres, entre elas Regina Tolentino e Simone de Arruda (PHS).
Com 11 cadeiras na Câmara Municipal, Regina e Simone representam apenas 18% dos eleitos da casa legislativa, número longe de representar os 51% de mulheres presentes na sociedade brasileira, como divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Regina Tolentino ressaltou a importância de eventos como o realizado na cidade vizinha, que visam discutir a falta de mulheres na política municipal, estadual e federal. “Eu fiquei muito feliz pelo convite da Cíntia, porque é muito importante para a nossa região, para as mulheres se unirem em busca de forças para trazer mais representatividade para a política. Porque é como eu sempre falo, lugar de mulher é em todos os lugares, inclusive na política,” enfatizou.
A parlamentar também imaginou como seria o país, caso mais mulheres estivessem ocupando cadeiras no legislativo e executivo. “Seria ótimo, é o nosso sonho e nós estamos em busca de que as mulheres venham cada vez mais para a política. A nossa força é muito importante para a administração pública. A mulher abarca mil e uma tarefas, ela consegue resolver vários problemas em um mesmo momento. A gente pode esperar só coisas boas, porque a mulher consegue agir sempre com mais amor ao próximo,” idealizou Regina.
No decorrer da audiência foram debatidas as necessidades do aprimoramento de leis relacionadas aos direitos da mulher, as medidas necessárias para garantir sua proteção e os problemas sociais enfrentados pelas mulheres, assim como as boas iniciativas já elaboradas e aplicadas em relação ao tema.
Novos encontros serão realizados em várias cidades da região metropolitana de Sorocaba. As audiências públicas devem continuar as discussões sobre os temas que envolvem a participação de mulheres a seara política.


Mais Notícias