SP tem mobilização de combate ao Aedes aegypti no “Dia Mundial da Limpeza”

São Paulo 21 set / 2019 às 16:30

Neste sábado (21), Dia Mundial da Limpeza, acontece uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações integram as Secretarias de Estado da Saúde e de Infraestrutura e Meio Ambiente, Instituto Limpa Brasil e municípios.

A data visa incentivar a realização de atividades coletivas, com o objetivo de retirar das ruas lixo, sujeira e resíduos prejudicais ao meio ambiente e à população, que podem inclusive servir de criadouro para o Aedes.

As ações acontecem em todo o país. No Estado de São Paulo, 150 cidades já programaram suas ações.

Na capital, as atividades começam às 8h da manhã com abertura no Parque Villa Lobos, e se estenderão para cerca de 60 pontos da cidade, em parceria com a Prefeitura. Na Praça João Mendes, localizada no Centro, mais 500 voluntários vão se engajar no “plogging”, modalidade de corrida onde os praticantes colhem o lixo presente durante o percurso. Já no “Limpa Lapa”, mais de 300 voluntários realizaram mutirão de limpeza pelas principais ruas do bairro e no entorno do Mercadão Municipal da Lapa.

“O acúmulo de entulho, lixo, água parada é um cenário ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Manter o meio ambiente limpo e preservado contribui para a saúde coletiva e, por isso, pedimos a colaboração de toda a população”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Mais detalhes e agenda completa das atividades podem ser consultadas no site www.limpabrasil.org.

Em 2018, o Dia Mundial da Limpeza uniu cerca de 18 milhões de pessoas, em 157 países, que realizaram a limpeza simultânea em suas localidades. Foram 363 cidades brasileiras participantes e 200 mil voluntários engajados na atividade. O resultado foi o recolhimento de 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.


Mais Notícias