Capela do Alto entra na lista de cidade com surto de sarampo

Saúde 19 ago / 2019 às 19:45

Segundo o último levantamento apresentado pelo ministério da saúde, Capelo do Alto passou a integrar o quadro de cidades com surto do Sarampo. Os dados levam em consideração os casos confirmados até o dia 13 de agosto deste ano.

Para tentar conter o avanço no número dos casos da doença, o ministério enviou uma remessa de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral, que combate a infecção viral além da caxumba e da rubéola. O efetivo está direcionado para todos os estados da união.

De acordo com o órgão federal, nos últimos 90 dias foram registrados 1226 casos confirmados de sarampo no Brasil. A maior parte deles está disposta no estado de São Paulo, com 1220 pessoas infectadas.

Em uma publicação na página oficial do ministério da saúde, a pasta destaca que a vacina é a principal forma de prevenção do sarampo. “Na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) a tríplice viral está disponível em todos os mais de 37 mil postos de vacinação em todo o Brasil,” afirmou.

Prevenção do surto

Para prevenir os surtos, a pasta ministerial divulgou uma série de recomendações a secretariais estaduais e municipais de saúde. Dentre as orientações está a vacinação de agentes de saúde e realocação de gestantes nas unidades básicas de saúde, entre outras.
Sintomas

O país não registrava surtos de sarampo desde o início dos anos 2000, por isso, muitas pessoas podem ter se esquecido dos principais sintomas da infecção viral. Em caso de febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal, mal-estar intenso, além de manchas avermelhadas no corpo, é importante procurar uma unidade básica de saúde e consultar um médico.


Mais Notícias