Com dois casos já confirmados de sarampo, Capela do alto não fará campanha de vacinação

Saúde 09 set / 2019 às 16:14

Depois de figurar na lista do Ministério da Saúde sobre municípios com surto de sarampo, Capela do Alto já registrou dois casos confirmados da doença e outros dois ainda em análise. Mesmo com a confirmação da contaminação viral, a cidade não deve ter nenhuma campanha de imunização.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal, por conta dos casos já confirmados, a municipalidade está realizando apenas “bloqueios” em locais onde há pacientes infectados. Esse é o caso de uma escola municipal, onde os alunos que não receberam as duas doses da vacina estão sendo imunizados.
Conforme divulgado, o Ministério da Saúde não estaria enviando doses de imunização suficientes para que seja realizada uma campanha de vacinação na cidade. Com isso, a Vigilância Epidemiológica esclareceu que deve distribuir a medicação para os grupos prioritários para completar as doses necessárias. Quem tem entre 1 e 29 anos precisa ter na carteira de vacinação duas doses confirmadas, já que tem entre 30 e 59 anos apenas uma dose.
Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica do município, até o momento, não há planos para uma campanha geral de imunização.
Prevenção do surto
Para prevenir os surtos, a pasta ministerial divulgou uma série de recomendações a secretariais estaduais e municipais de saúde. Dentre as orientações está a vacinação de agentes de saúde e realocação de gestantes nas unidades básicas de saúde, entre outras.
Sintomas
O país não registrava surtos de sarampo desde o início dos anos 2000, por isso, muitas pessoas podem ter se esquecido dos principais sintomas da infecção viral. Em caso de febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal, mal-estar intenso, além de manchas avermelhadas no corpo, é importante procurar uma unidade básica de saúde e consultar um médico.


Mais Notícias