Regina Tolentino propõe Comissão de Acompanhamento para investigar situação da saúde em Capela do alto, mas não tem apoio de vereadores

Saúde 17 set / 2019 às 17:18

Na sessão da última quarta-feira (11), a vereadora Regina Tolentino (MDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal para comentar sobre reclamações que ela teria recebido sobre a situação da saúde em Capela do Alto. A parlamentar chegou a propor a criação de uma comissão de acompanhamento, mas não recebeu apoio de nenhum outro vereador.

Regina destacou a falta de profissionais para realizar o atendimento da população da cidade.  “Eu gostaria de fazer uma comissão de acompanhamento da saúde, eu queria que três vereadores me acompanhassem nessa comissão. Queria até que se manifestasse aqui quem gostaria de fazer esse acompanhamento. Porque eu estou tendo muita reclamação de falta de fonoaudiólogo, da ginecologista que vai entrar de férias, eu não sei se vai colocar outro no lugar dela. Eu gostaria que os vereadores se manifestassem, quem quiser participar junto nessa comissão? Alguém… ninguém?,” convidava Regina.

O vereador Dito Fidêncio (PP) chegou a se manifestar sobre o problema da falta do serviço de transporte de cilindros de oxigênio para pacientes, que necessitam do gás medicinal em tratamentos médicos, uma vez que ele não é realizado pelo município. Porém, quanto ao convite para ser membro do comitê, o parlamentar declinou e sugeriu a participação de outro colega do Poder Legislativo. “Eu acredito que Neto, você faz parte da saúde está mais preparado,” afirmou Fidêncio, que em seguida foi acompanhado por Regina que formalizou o convite, “então, vamos participar dessa comissão? Neto você pode me acompanhar?”

Apesar da indicação como o mais experiente sobre os assuntos, Neto Enfermeiro (PDT) negou o convite e alegou que essa função caberia ao chefe da pasta municipal. “Regina eu não vou participar da Comissão, infelizmente por motivos de fofoca. Eu fui a primeira vez lá, eu tenho um carinho muito grande pelos profissionais lá, já deturparam, distorceram a situação e quiseram “queimar” minha pessoa. Eu acho que tem o secretário de saúde, uma pessoa competente ele que tem que resolver os problemas da saúde,” justificou o vereador e enfermeiro.

Neto criticou o problema envolvendo o transporte dos cilindros de gás. “Ambulância é para levar doente, não cilindro de oxigênio. Hoje nós temos na nossa cidade 40 pessoas que são dependentes de O². Não tem cabimento pegar uma ambulância, o ministério da saúde repudia isso, uma ambulância nossa levando oxigênio para o doente. Então o senhor (Dito) compre para nós e deixe a saveiro que nós vamos fazer um bom uso dela,” explicou.

Apesar das discussões na sessão ordinária, Regina Tolentino não conseguiu organizar um comitê de investigação. “Eu gostaria de ter três vereadores que me acompanhassem nessa comissão de investigação e acompanhamento da saúde. Então eu não consigo mais vereadores para essa comissão? Reginaldo, Levi, Zé Maria, Menegueti?” Então deve estar maravilhosa a saúde né, obrigado,” encerrou a parlamentar.

Dos 11 vereadores da casa apenas Ênio do Gás (MDB) se prontificou a integrar a comissão de acompanhamento sobre a saúde, que acabou não sendo organizada no final das contas.


Mais Notícias