
O Detran-SP, em parceria com o Unicef e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, lançou uma página interativa em seu portal para engajar jovens entre 15 e 24 anos na construção de um trânsito mais seguro. A iniciativa busca coletar experiências, opiniões e desafios enfrentados por esse público, além de disseminar informações sobre segurança viária.
A página traz uma consulta online, com um questionário acessível, permitindo que jovens de todas as regiões do estado compartilhem suas vivências e percepções sobre o trânsito. As informações coletadas vão embasar ações e políticas voltadas à proteção da vida e segurança dos jovens nas ruas e rodovias de São Paulo.
O Impacto do Trânsito na Juventude
No estado de São Paulo, mais de 5 mil pessoas perdem a vida todos os anos em sinistros de trânsito. Dessas, 20% têm entre 15 e 24 anos, o que equivale a uma morte a cada 8 horas de jovens nessa faixa etária. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito é a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos em todo o mundo. O Detran-SP busca mudar essa realidade colocando os jovens no centro das discussões para garantir que suas vozes sejam consideradas no desenvolvimento de políticas públicas para salvar vidas no trânsito.