No último dia 7 de maio, terça-feira, o vereador Leonardo Benedito Antônio Galavotti, do Partido Progressista , conhecido como "Leo Galavotti", partiu para Canoas, no Rio Grande do Sul, juntamente com seu colega médico veterinário Robson Uehara e o auxiliar Gabriel Campos, para prestar ajuda às vítimas das enchentes que assolaram a região.
Ao chegar em Canoas, Leo Galavotti conta que se deparou com uma situação caótica, digna de um filme. A cidade estava devastada, com pessoas que perderam tudo e o cenário era de desespero, com o Exército e helicópteros sobrevoando a área e um intenso policiamento para proteger os voluntários de possíveis furtos.
O vereador relata que testemunhou cenas emocionantes, como a de um filho que, mesmo após perder o pai na tragédia, estava ajudando sua comunidade. A ação de sua equipe foi totalmente improvisada, pois chegaram logo após o desastre e não dispunham de estrutura adequada. Ainda assim, com poucos voluntários e recursos limitados, trabalharam para socorrer os animais afetados pela inundação. "Estou triste com tudo e ao mesmo tempo realizado como médico veterinário e ser humano. Naquele momento, conseguimos fazer a diferença e amenizar um pouco do sofrimento”, afirma.