
O futuro da cidadania e da justiça começa na sala de aula. Com esse propósito, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) firmaram nesta terça-feira (13) aditamento para a renovação do projeto Procurando Saber até 2028.
A iniciativa, que conecta os jovens ao universo jurídico de forma dinâmica e inspiradora, promove a formação crítica de alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, por meio de encontros presenciais que abordam a organização e a estruturação do Estado e seus Poderes.
Com atividades interativas, como jogos, simulações de júri e orientações conduzidas pelos procuradores voluntários, o projeto transforma o conceito de justiça em uma realidade acessível. Os estudantes têm a oportunidade de entender, na prática, o papel do sistema de Justiça e seu impacto nas relações sociais, ampliando a percepção sobre os direitos e deveres do cidadão.
Mais do que ensinar sobre leis, o Procurando Saber tem como missão despertar vocações, ampliar horizontes e empoderar jovens com conhecimento jurídico, estimulando a participação cidadã e o pensamento crítico sobre o papel das instituições públicas.