As tarifas de pedágio em mais de 30 rodovias administradas por concessionárias em São Paulo serão reajustadas a partir de 1º de julho. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a revisão tarifária anual segue as regras previstas nos contratos de concessão e, neste ano, considera a variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026, de 4,72%.
A revisão é adotada em contratos de concessão antigos, realizados pelo Governo de São Paulo até 2017. Desde 1998, início do Programa de Concessões em São Paulo, o reajuste é aplicado todo dia 1º de julho.
As concessões mais recentes já contemplam o sistema Siga Fácil, com instalação de pórticos eletrônicos que fazem a leitura automática da tag ou placa do veículo, economizando tempo e permitindo a cobrança de tarifas proporcionais por trecho, com justiça tarifária. Para esses contratos, os reajustes ocorrem na data de aniversário das assinaturas.
O Agência SP Verifica esclarece o que é verdade e o que é mentira sobre cada um.
Todos os pedágios vão ficar mais caros a partir de 1º de julho?
Não. O reajuste de 1º de julho não vale para todas as rodovias do estado, só para os contratos das concessionárias das 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias Rodoanel Oeste, SPMAR, Tamoios e Entrevias (com reajuste a partir de 6 de julho), conforme a homologação da Artesp. As demais concessões reajustam em outras datas ao longo do ano.
Os pedágios dos pórticos do Siga Fácil vão subir a partir de 1º de julho?
Não. Os novos pórticos do Siga Fácil fazem parte das concessões mais recentes, que cobram por trecho percorrido, e não entram no reajuste dos contratos antigos, que serão aplicadas a partir de 1º de julho. Em algumas dessas concessões, a tarifa até cai: na Rota Mogiana, a praça de Jaguariúna passa de R$ 17,60 para R$ 8,80 a partir de 1º de julho, com reduções também em outras praças da região.