A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a passagem da primeira frente fria do inverno, que provocará mudanças significativas nas condições do tempo entre esta segunda-feira (22) e quarta-feira (24).
De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a aproximação do sistema meteorológico já favorece a ocorrência de chuvas isoladas nesta segunda-feira, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h.
Na terça-feira (23), a frente fria avança sobre o território paulista, aumentando as condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em diversas regiões do estado. Os maiores acumulados são esperados para as regiões leste e sudeste, onde a chuva poderá ocorrer de forma persistente em determinados períodos.
Na quarta-feira (24), o sistema permanece atuando próximo à costa paulista, mantendo o tempo instável. A previsão indica chuva persistente no litoral e em áreas da faixa leste do estado, com potencial para acumulados elevados e ocorrências de alagamentos, enxurradas e transtornos em áreas mais vulneráveis.