O estado de São Paulo registrou, entre janeiro e novembro de 2025, a abertura de 378.566 novas empresas, resultado 11,3% superior ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 340.188 constituições. O volume já supera o total de constituições registradas em todo o ano passado e consolida 2025 como um ano de avanços na modernização do ambiente de negócios.
Os números refletem um conjunto de ações implementadas ao longo do ano pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com foco na simplificação de processos, digitalização dos serviços e ampliação do registro automático de empresas.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, os resultados refletem uma estratégia integrada de estímulo ao empreendedorismo. “Esse crescimento está ligado à melhoria no ambiente de negócios e desburocratização promovida por ações como o Facilita SP, aliada ao apoio ao empreendedor por meio de políticas de fomento, crédito e qualificação. Nosso trabalho se sustenta em três pilares: na simplificação dos processos de abertura de empresas, no financiamento e na capacitação”, destaca.
Registro empresarial
Ao longo de 2025, a Jucesp intensificou a digitalização dos processos de registro mercantil, ampliou a integração entre sistemas e consolidou soluções que reduziram prazos e aumentaram a previsibilidade para quem empreende no estado.
Segundo o presidente da Jucesp, Márcio Massao Shimomoto, os resultados demonstram o impacto direto dessas iniciativas. “O avanço da digitalização, a integração entre órgãos e a ampliação do registro automático tornaram o processo de abertura de empresas mais simples, rápido e seguro para o empreendedor paulista”, afirma.