Reclamações
Saúde

Aumenta número de atendimentos de infecções de garganta em SP; veja cuidados e tratamentos

Manter a hidratação, evitar ambientes fechados e contato com pessoas doentes, além de se manter bem agasalhado e alimentado são algumas dicas

05/07/2025 às 14h07 - Atualizado há 14 horas.

Aumenta número de atendimentos de infecções de garganta em SP; veja cuidados e tratamentos

Agência SP

Ouvir notícia

Tempo de leitura: 00:00

As baixas temperaturas e a diminuição da umidade do ar, características do clima do outono e de inverno, levam ao aumento no número de atendimentos para infecções de garganta (faringite e laringite) nas unidades de atendimento do estado de São Paulo. Durante as épocas mais geladas, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus, causadores de inflamações. Também colabora para a situação o ar seco, que desidrata a mucosa das vias aéreas nasais e as deixam mais expostas à invasão de microorganismos.

A faringite é caracterizada pela inflamação da parte de trás da garganta, próxima da úvula ou do sino que conecta as vias aéreas nasais à boca. Os sintomas do problema são dor na região, dificuldade para engolir e, em alguns casos, febre. Já a laringite é um quadro inflamatório da parte inferior do tubo que passa pelas cordas vocais e chega até o esôfago. A principal diferença entre os problemas está na perda da voz. A irritação na laringe causa rouquidão, pigarro e afonia.

FESTA JULINA SOROCABA 2025

Estão mais vulneráveis à faringite e à laringite crianças, idosos e demais pessoas com o sistema imunológico comprometido ou pouco eficiente. Aqueles que utilizam a voz com mais frequência e intensidade como professores, cantores e palestrantes precisam também ficar atentos.

Para driblar os problemas durante os períodos de frio o ideal é manter a hidratação adequada, ingerindo água e, se necessário, utilizando soros nasais, além de se manter agasalhado e evitar ambientes fechados e contato próximo com pessoas que já estejam doentes.

anuncie no jornal de capela

O tratamento das irritações da garganta é feito com repouso e medicação para os sintomas. Geralmente são administrados anti-inflamatórios. Em casos de quadros bacterianos, é indicado o uso de antibióticos. Também ajuda a prevenir os problemas manter a boa saúde integral com dieta balanceada, prática de atividade física recorrente e sono reparador, além da higienização das mãos e superfícies.

De acordo com a coordenadora médica do Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Lígia Coronatto, a faringite e a laringite podem ser consideradas sazonais. “A maior parte das inflamações de garganta nesta época do ano é causada por vírus. Por isso, basta repousar, manter a hidratação e a alimentação saudável e os medicamentos sintomáticos para tratar o problema. Essa informação é essencial para desestimular o uso indevido de antibióticos, que pode ter consequências sérias a longo prazo”, comenta.

Youtube Capela
Lateral CAPELA insta
Lateral CAPELA Facebook 01
Lateral CAPELA youtube
Lateral CAPELA Facebook 02
Lateral CAPELA whats
Lateral CAPELA Facebook 03

Saúde

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência
Há 1 ano

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Planos de saúde ganham mais de 800 mil usuários em um ano
Há 1 ano

Planos de saúde ganham mais de 800 mil usuários em um ano

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde
Há 5 meses

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

Estudo identifica quase 700 variações genéticas relacionadas à depressão
Há 3 meses

Estudo identifica quase 700 variações genéticas relacionadas à depressão