O Instituto Butantan completou a entrega de 1,8 milhão de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), produzida em parceria com a farmacêutica norte-americana Pfizer, para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Essa é a primeira vez que o imunizante, indicado para gestantes como forma de proteger recém-nascidos de bronquiolite e pneumonia, será distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS), para onde as vacinas do PNI são encaminhadas.
“Do ponto de vista de saúde pública, a vacina é inédita para gestantes ao prevenir o adoecimento e a morte de bebês pelo vírus sincicial respiratório; e, do ponto de vista tecnológico, também é inovadora por ser uma tecnologia que acabou de ser incorporada ao Sistema Único de Saúde”, afirma o diretor de Novos Negócios do Butantan, Tiago Rocca.
Vacina promove imunização ativa na gestante, com o objetivo de gerar anticorpos e passagem dos anticorpos maternos pela placenta ou pelo leite materno aos recém-nascidos. Foto: Comunicação Butantan
SUS terá vacina contra VSR pela 1ª vez
A entrega faz parte de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) assinada em setembro pelo Ministério da Saúde, Butantan e Pfizer. Além da remessa de doses, a ação prevê a transferência tecnológica da vacina para o Instituto e a produção nacional de até 8 milhões de doses anuais a serem ofertadas à rede pública de saúde. As PDPs são realizadas entre instituições públicas e privadas, com o objetivo de ampliar o acesso a medicamentos, produtos e novas tecnologias no SUS.
A parceria com a Pfizer também é inédita e envolve, além da transferência de tecnologia, o fornecimento conjunto da vacina.
“O Butantan vai produzir todo o produto, desde o IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] até o imunizante acabado no nosso complexo industrial, que é um preceito da PDP. Iniciando o primeiro fornecimento, já começaremos a transferência de tecnologia, que já está planejada junto com o parceiro”, destaca Tiago Rocca.