O café pode ser aliado ou vilão no combate à ressaca. A bebida rica em cafeína pode ajudar a rebater a sonolência e o cansaço gerados pela intoxicação do álcool. O cafezinho está liberado para pessoas sem contraindicações ao líquido. Mas pessoas com problemas psicológicos, doenças cardíacas, enxaqueca e insônia devem tomar cuidado. Esses grupos são mais sensíveis aos efeitos da substância e podem lidar com sintomas desconfortáveis, como arritmia – sensação de batedeira no peito -, tremores musculares e, em alguns casos, diarreia.
O cafezinho é um excelente aliado para despertar o sistema nervoso central. A bebida é estimulante e acelera o funcionamento cardiovascular e o metabolismo. Porém, quando o consumo de álcool é excessivo, gerando sintomas de intoxicação, como dor de cabeça, enjoo, sonolência e indisposição, pode não ser a melhor alternativa.
O corpo da pessoa com ressaca está em um processo de intoxicação. O excesso de álcool no sistema e a metabolização de grandes quantidades dessa substância geram produtos químicos ruins para o organismo. Esse quadro afeta diretamente a disposição, podendo também alterar o funcionamento de sistemas e órgãos.