Com a temporada de Carnaval, o consumo de álcool aumenta. Mas, as bebidas alcoólicas não têm doses consideradas seguras para consumo e a ingestão delas durante o uso de medicamentos psiquiátricos pode ser nociva à saúde. Por isso, o médico emergencista do Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo, Igor Padoim, e o psiquiatra da mesma instituição, Michel Haddad, explicam os impactos da combinação.
Nenhuma dose de álcool é segura para quem toma esses remédios, mas a quantidade de bebida capaz de causar danos graves varia a partir de alguns fatores, como sensibilidade, peso, alimentação, sono e uso de outras substâncias.
O consumo de bebida alcoólica durante o uso de medicações, e não apenas psiquiátricas, pode causar lesões no fígado. Isso acontece porque a medicação sobrecarrega o órgão, que não está acostumado a metabolizar tal substância em determinada quantidade. Mas algumas medicações psiquiátricas podem apresentar um risco maior e nunca devem ser consumidas com a bebida, como os remédios da classe Z, como o hemitartarato de zolpidem, ou os benzodiazepínicos, como Diazepam, Clonazepam e Alprazolam.