
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou durante a WTM Latin America 2025, o maior evento de turismo da América Latina, na capital paulista, um produto inédito para fomentar viagens de trens turísticos: o Passaporte Ferroviário de São Paulo.
O passaporte ferroviário é um verdadeiro guia para o viajante, pois conta com mapa que mostra os trechos de trens turísticos em 12 municípios paulistas. Além disso, o passageiro é convidado a colocar seu nome no documento, bem como sua data de nascimento e cidade/estado de origem, como acontece em um passaporte comum.
No passaporte, o viajante também tem à disposição uma lista com 14 atrativos do estado de São Paulo ligados ao turismo ferroviário. São opções como o Trem da República, que percorre o trecho Itu-Salto; o Trem dos Operários, em Sorocaba; e a linha Campinas-Jaguariúna. Inclusive, ao apresentar o passaporte ferroviário nestes e em outros trechos selecionados, o passageiro ganha descontos no ticket, que vão de 10 a 20%.