Capela TOPO
Turismo

SP lança Passaporte Ferroviário com linhas e atrações de 12 municípios paulistas

Documento reúne atrativos ligados aos trens e oferece ao portador descontos de até 20% nas viagens

19/04/2025 às 13h04 - Atualizado há 20 horas.

SP lança Passaporte Ferroviário com linhas e atrações de 12 municípios paulistas

Agência SP

Ouvir notícia

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou durante a WTM Latin America 2025, o maior evento de turismo da América Latina, na capital paulista, um produto inédito para fomentar viagens de trens turísticos: o Passaporte Ferroviário de São Paulo.

O passaporte ferroviário é um verdadeiro guia para o viajante, pois conta com mapa que mostra os trechos de trens turísticos em 12 municípios paulistas. Além disso, o passageiro é convidado a colocar seu nome no documento, bem como sua data de nascimento e cidade/estado de origem, como acontece em um passaporte comum.

No passaporte, o viajante também tem à disposição uma lista com 14 atrativos do estado de São Paulo ligados ao turismo ferroviário. São opções como o Trem da República, que percorre o trecho Itu-Salto; o Trem dos Operários, em Sorocaba; e a linha Campinas-Jaguariúna. Inclusive, ao apresentar o passaporte ferroviário nestes e em outros trechos selecionados, o passageiro ganha descontos no ticket, que vão de 10 a 20%.

 

Há outras atrações listadas no passaporte, como o Museu Ferroviário de Jundiaí, por exemplo, que oferece uma experiência imersiva aos visitantes. Tudo começa na entrada, que simula uma estação ferroviária, com a compra de bilhetes e o som de chegadas e partidas de trens, e se estende até seu interior, onde visitante pode embarcar em “estações” temáticas e ver jornais, fotos, documentos e outros itens ligados à história da ferrovia, como malas, baús e mobiliário das estações.

Ao viajar em um trem turístico, o passaporte ferroviário é carimbado, se tornando uma lembrança única e enriquecendo a experiência do visitante. “O estado de São Paulo tem a sua história ligada aos trens e oferece diferentes opções de trajetos, do interior ao litoral. Por isso, o turismo ferroviário é uma grande aposta do Governo de São Paulo, pois é um segmento que valoriza os municípios, resgata a cultura das viagens de trem, movimenta a economia local e gera emprego e renda”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.

 

anuncie no jornal de capela

Programa de Turismo Ferroviário

Em 2024, o Governo de São Paulo lançou o Programa de Turismo Ferroviário, que tem o objetivo de desenvolver e integrar 23 circuitos ferroviários com rodovias e outros modais de transporte. Com isso, a expectativa de impacto econômico é R$ 1,8 bilhão nos próximos 10 anos. O Programa de Turismo Ferroviário está ligado ao “SP Nos Trilhos”, que reúne mais de 40 projetos de transporte ferroviário e investimentos na ampliação e modernização de rotas.

Em São Paulo, a viagem de trem é uma experiência que convida o viajante a contemplar o caminho, apreciar o entorno, valorizar o trajeto tanto quanto o destino e redescobrir o estado por novos ângulos. A cada parada, o turista conhece destinos onde a história, a gastronomia, a hospitalidade e as tradições locais são o ponto alto da viagem.

O passaporte ferroviário é uma parceria da Setur-SP com a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), e conta com o apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No mesmo dia do lançamento do passaporte, haverá apresentação da Banda do Metrô no estande da Setur-SP, às 19h. O passaporte estará disponível no link: https://www.turismo.sp.gov.br/passaporte-ferroviario-sao-paulo

Youtube Capela
Lateral CAPELA insta
Lateral CAPELA Facebook 01
Lateral CAPELA youtube
Lateral CAPELA Facebook 02
Lateral CAPELA whats
Lateral CAPELA Facebook 03

Turismo

Aeroportos regionais devem movimentar 27 mil passageiros nos feriados da Páscoa e Tiradentes
Há 22 horas

Aeroportos regionais devem movimentar 27 mil passageiros nos feriados da Páscoa e Tiradentes