Capela comemora aniversário do Santuário Mãe Rainha nesta quarta-feira (29)

Capela do Alto 29 maio / 2019 às 14:36

O município de Capela do Alto comemora, nesta quarta-feira (29), o aniversário de 14 anos de inauguração do Santuário Mãe Rainha de Capela do Alto, em homenagem à Nossa Senhora de Schoenstatt. O feriado foi instituído inicialmente em 2007, no dia 18 de outubro – dia da Santa no calendário católico – mas foi mudado para 29 de maio, data de inauguração do Santuário.

O feriado existe graças ao projeto de lei do vereador Reginaldo da Delegacia, que protocolou o projeto à época.  “Capela do Alto é uma cidade religiosa, e como há limite de feriados no município, eu descobri que ainda era possível incluir um”, lembra o parlamentar.

O Santuário Mãe Rainha de Capela do Alto é, na verdade, a capela que dá nome ao município e sempre desempenhou um importante papel na história da cidade. “Essa capela tem um valor histórico e um valor religioso também. Na década de 70, foi construída a igreja matriz, e a capela havia sido esquecida, então há mais ou menos 15 anos, o padre Carlos Alberto da Rocha, iniciou os trabalhos para que o local – que nem era mais administrado pela Igreja Católica – fosse um santuário”, explica o padre Carlos Eduardo, atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, que administra o local. “Me sinto muito feliz de ter sido mandado pela Igreja para cá, uma cidade tão religiosa, de um povo tão fervoroso. Nossa paróquia completa 50 anos em fevereiro, e minha ideia é justamente que as igrejas resgatem sua história. O Santuário é o ponto central disso”, ressalta. “Percebo que o povo capelense tem muitas raízes com seu passado, é um povo caridoso, de fé, um povo cristão, por isso fico muito satisfeito de estar aqui”.

Nossa Senhora de Schoenstatt

A Santa homenageada pelo município tem sua história ligada à Alemanha. A história conta que em 18 de outubro de 1914, o padre José Kentenich ministrou uma palestra e, por uma inspiração divina, teria convidado os alunos para rezarem a Maria e oferecerem sacrifícios a ela. O pedido era para que a pequena capela da Congregação, na época consagrada a São Miguel, virasse um Santuário de graças, centro de um movimento de renovação que, mais tarde, se espalharia pelo mundo todo. Em alemão, Schoenstatt significa “belo lugar”. O local faz parte do município de Vallendar, perto de Coblença, situada na margem do Rio Reno.


Mais Notícias