Reclamações
Trânsito

Detran-SP combate corrupção na obtenção da CNH

Por um trânsito mais seguro, entidade reforça ações de controle, integridade e transparência para garantir que candidatos sejam avaliados em conformidade com a lei

25/06/2025 às 15h06 - Atualizado há 7 dias.

Detran-SP combate corrupção na obtenção da CNH

Agência SP

Ouvir notícia

Tempo de leitura: 00:00

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) faz um alerta: oferecer ou aceitar “quebra” — como é conhecida a prática ilegal de pagar para garantir aprovação no exame prático de direção — é corrupção. E corrupção é crime. A obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ser feita de forma legítima, transparente e dentro da lei. O processo de formação do condutor, adequado às exigências do Código Brasileiro de Trânsito, envolvendo todas as etapas obrigatórias, incluindo as aulas teóricas e o exame prático, é essencial para garantir a segurança nas vias públicas.

No último dia 18, quatro tentativas de fraude foram identificadas e impedidas. Uma pessoa foi presa por oferecer dinheiro ao examinador após a reprovação e outras responderão a inquérito policial em que será apurado se houve corrupção ou tentativa de estelionato por parte de autoescolas. A prática pode configurar os crimes de corrupção ativa ou passiva, além de formação de quadrilha.

FESTA JULINA SOROCABA 2025

Tecnologia, fiscalização e integridade

O Detran-SP atua com rigor para combater práticas ilícitas e repudia todo tipo de irregularidade. Desde o início de 2025, o órgão intensificou a fiscalização em todo o estado. De janeiro a maio, o número de ações em autoescolas quase triplicou em relação ao mesmo período de 2024, saltando de 662 para 1.606. Como resultado, 67 estabelecimentos e 241 profissionais foram cassados por condutas irregulares. Desde 2023, já são 420 autoescolas punidas.

O Detran-SP também trabalha para ampliar a transparência nos exames práticos de direção ao pedir a implantação de câmeras nos veículos para monitoramento e revisão de condutas durante as provas práticas. Além disso, a autarquia já tornou obrigatória a utilização de tablets, com coleta digital e reconhecimento facial dos candidatos, chefes de comissão e examinadores – medidas que elevam os níveis de segurança e eliminam fraudes com formulários em papel.

Desde janeiro, o órgão conta com a Diretoria de Controle de Integridade (DCI), responsável por promover boas práticas e prevenir irregularidades, em linha com os princípios de ética e transparência no serviço público.

Se o condutor for reprovado no exame, ele tem o direito de realizar nova tentativa. Tentar “comprar” a aprovação é um atalho perigoso que pode resultar em processo criminal.

anuncie no jornal de capela

Caso em Taubaté expõe aula fantasma

No dia 18 de junho, o Detran-SP flagrou uma “aula fantasma” em um Centro de Formação de Condutores (CFC), em Taubaté. Uma aula prática da categoria “A” estava registrada como em andamento, mas a moto da autoescola estava parada e nenhum aluno ou instrutor estava presente. Após 20 minutos de monitoramento, a Polícia Militar foi acionada. O instrutor e o responsável pelo CFC foram levados à delegacia para prestar depoimento.

O Detran-SP instaurou processo administrativo sancionatório contra a autoescola, com o objetivo de apurar a responsabilidade dos envolvidos. A decisão, após a garantia da ampla defesa, poderá culminar na cassação do credenciamento. Considerando a gravidade dos fatos, o Detran-SP também avalia a adoção de medida cautelar de suspensão das atividades, com o intuito de interromper eventuais registros fraudulentos.

O Detran-SP reforça que o cidadão pode denunciar irregularidades pelo FalaSP ou pelo Disque Denúncia 181, com garantia de sigilo.

Youtube Capela
Lateral CAPELA insta
Lateral CAPELA Facebook 01
Lateral CAPELA youtube
Lateral CAPELA Facebook 02
Lateral CAPELA whats
Lateral CAPELA Facebook 03

Trânsito

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito
Há 1 ano

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

TIC Sorocaba vai garantir viagem de apenas 60 minutos entre Sorocaba e a capital paulista
Há 1 mês

TIC Sorocaba vai garantir viagem de apenas 60 minutos entre Sorocaba e a capital paulista

Aviso de multa no veículo? Detran-SP alerta que é golpe
Há 1 mês

Aviso de multa no veículo? Detran-SP alerta que é golpe

11 mil km de rodovias, 24 mil ônibus, 27 aeroportos: entenda o que passa a ser fiscalizado pela Artesp
Há 19 dias

11 mil km de rodovias, 24 mil ônibus, 27 aeroportos: entenda o que passa a ser fiscalizado pela Artesp