Reclamações
Trânsito

Detran-SP lança serviço para liberação instantânea de veículo recolhido

Nova solução tecnológica, chamada de LIVE, dá resposta mais rápida ao cidadão que já quitou pendências

27/06/2025 às 16h06 - Atualizado há 5 dias.

Detran-SP lança serviço para liberação instantânea de veículo recolhido

Agência SP

Ouvir notícia

Tempo de leitura: 00:00

O uso da tecnologia para entregar serviços mais eficientes e facilitar a vida das pessoas segue como foco do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) com o lançamento de uma nova ferramenta para liberação de veículos recolhidos a pátios por infração de trânsito. Desenvolvido com base na hiperautomação – entrelaçamento de tecnologias que dispensa a ação humana –, o serviço permite a liberação em minutos, por meio de jornada iniciada pelo portal do Detran-SP. Chamada de LIVE – Liberação Instantânea de Veículos e com assinatura da Prodesp, empresa de tecnologia do estado também vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a ferramenta já liberou mais de cem veículos.

“O serviço foi rápido e eficaz e poupou dias de espera e de acúmulo de diárias no pátio, achei excelente”, diz José Roberto Spoldari Neto, que ajudou o avô a recuperar um Jeep 2021 recolhido em Bauru por irregularidade nos documentos. “Uma vez que sanamos o problema, em menos de 20 minutos tínhamos o ofício de liberação. Rapidamente, retiramos o carro”, continua Neto, que descobriu o serviço pelo site do Detran-SP e fez uso pelo celular, “sem travas”. Estudante, ele sempre ajuda o avô, já aposentado, com tecnologia.

O anúncio da nova funcionalidade foi feito no fechamento da AND Tech – encontro de Detrans de todo o país em torno do tema tecnologia, realizado pela Associação Nacional de Detrans (AND) em parceria com o Detran-SP, no Anhembi. “O cidadão que tem seu veículo recolhido poderá liberá-lo instantaneamente, de forma fácil e ágil. Por isso, criamos a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos”, disse Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP. 

Agora, para liberar um veículo recolhido das ruas por infração de trânsito, basta ter uma conta GOV.BR, selo prata ou ouro, para acessar a área restrita do site do Detran-SP. Uma vez feito o login, o site perguntará ao usuário se ele possui veículo e se está recolhido. Ao confirmar, surgirá na tela o carro ou a moto que deseja recuperar, e logo terá acesso a outras informações: o pátio onde se encontra; a taxa para liberação; as multas que tiver a acertar pela autuação que levou à apreensão do veículo; e, se houver, restrições envolvidas na retirada, como é o caso de um carro batido, que só pode deixar o pátio via reboque – serviço que o proprietário deve contratar à parte. 

“Com a mudança, a operação será instantânea. O cidadão poderá solicitar a liberação assim que o veículo der entrada no pátio e retirá-lo em seguida, ao pagar as despesas de remoção e estadia, tendo no celular o ofício de liberação digital, expedido pelo Detran-SP”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão (DAC).

Nessa jornada, as multas pendentes e a taxa de liberação, no valor de R$ 20,06, poderão ser pagas via PIX – por QR Code ou por meio da chave fornecida na hora pelo sistema. O rastreamento de débitos e restrições é possível graças à conexão do serviço a uma série de bases de dados, como a da Receita Federal, a da própria plataforma GOV.BR e a do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). 

FESTA JULINA SOROCABA 2025

Rápido e automático: o serviço da LIVE é concluído em segundos e o condutor, autorizado a retirar o veículo. Resolvida a etapa com o Detran-SP, o passo seguinte é quitar os custos referentes à estadia do veículo no pátio e à sua remoção, por guincho, até o local de custódia. Essa questão é realizada diretamente com o pátio, cujos valores estarão detalhados no ofício de liberação.

O Detran-SP processa, em média, mais de mil solicitações diárias de liberação de veículos, com um método que vem sendo aprimorado nos últimos anos, com o redesenho de procedimentos manuais e especialização das equipes de análise. Agora, com o desenvolvimento de uma solução tecnológica, os servidores contribuirão na realização de atividades mais estratégicas, auxiliando a diminuição de prazos em outras jornadas de serviços que ainda não foram hiperautomatizadas, por exemplo. 

Antes de todo o redesenho processual feito pela autarquia, o prazo para resposta a um pedido de liberação era de até dois dias úteis.

Recolhimento por geolocalização

Veículos são recolhidos a pátios próximos de onde se encontram, de acordo com a disponibilidade de vagas. A escolha não é aleatória. O encaminhamento é coordenado pelo Comando de Operações da Polícia Militar (Copom), em parceria com o Detran-SP. A adoção de critérios objetivos visa a eficiência e a segurança do processo.

anuncie no jornal de capela

Parceria com o cidadão

Caso seja cobrado além do previsto na Lei de Taxas (Lei estadual n° 15.266/2013), o cidadão pode solicitar explicações ao pátio e, se preciso, registrar a ocorrência junto a autoridades competentes, como a Polícia Civil. Também pode fazer uma denúncia ao Detran-SP, por meio do site do órgão ou pelo Fala SP, canal de comunicação e ouvidoria do governo do estado. Ao fazer isso, o cidadão não está apenas resolvendo o próprio caso. Sua conduta serve para proteger os direitos de todos ao fortalecer o controle, pelo Detran-SP, dos agentes credenciados, e o combate a práticas irregulares. 

Quem enfrentar uma situação de conduta irregular e abusiva por parte de um pátio pode solicitar o reembolso no Detran-SP. O objetivo é assegurar o ressarcimento dos valores pagos indevidamente, corrigindo prejuízos causados por práticas ilegais e reafirmando a justiça e a transparência.

Youtube Capela
Lateral CAPELA insta
Lateral CAPELA Facebook 01
Lateral CAPELA youtube
Lateral CAPELA Facebook 02
Lateral CAPELA whats
Lateral CAPELA Facebook 03

Trânsito

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito
Há 1 ano

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

TIC Sorocaba vai garantir viagem de apenas 60 minutos entre Sorocaba e a capital paulista
Há 1 mês

TIC Sorocaba vai garantir viagem de apenas 60 minutos entre Sorocaba e a capital paulista

Aviso de multa no veículo? Detran-SP alerta que é golpe
Há 1 mês

Aviso de multa no veículo? Detran-SP alerta que é golpe

11 mil km de rodovias, 24 mil ônibus, 27 aeroportos: entenda o que passa a ser fiscalizado pela Artesp
Há 19 dias

11 mil km de rodovias, 24 mil ônibus, 27 aeroportos: entenda o que passa a ser fiscalizado pela Artesp