Vereadora Regina Tolentino (MDB) pavimenta rua com material doado e Prefeitura diz que não sabia e que poderá tomar providências judiciais

Capela do Alto 27 maio / 2019 às 11:21

A vereadora Regina Tolentino (MDB) poderá sofrer sanções judiciais da Prefeitura de Capela do Alto após ter providenciado a pavimentação de parte de uma rua no bairro Higino Moreira. De acordo com o prefeito Péricles Gonçalves (PPS), o Executivo ainda está verificando quais medidas judiciais podem ser tomadas.

A ação de Regina, ainda, rendeu discussão entre ela e a presidente da Câmara, Simone de Arruda (PHS). Isso porque Simone mora justamente na rua Professora Maria Elza Lázara Lopes, onde o serviço aconteceu.

Quem levantou o assunto foi Regina, que reclamou das críticas que recebeu após a concretagem. De acordo com ela, uma empresa fez a doação do material, que precisava ter um destino, ou secaria e se tornaria inutilizável. “No momento que estamos passando, de crise, a gente precisa correr atrás de ideias inovadoras. E eu fiquei muito feliz com a doação. Tentei fazer a doação na rua Brasília, mas já estava em obras, então fui numa rua sem asfalto”, conta.

De acordo com ela, o fato de ter realizado a concretagem da via de maneira informal poderá ser até alvo de sindicância. “Eu acho um absurdo. Uma rua há anos sem asfaltamento, e eu querendo ajudar. Eu acho que isso não é ilegal, no meu ponto de vista, e muito menos imoral. No meu ponto de vista, isso é criatividade. É uma criatividade de uma vereadora que foi atrás com competência e remando contra a maré”. “Se faz 20 anos que aquela rua não está asfaltada, eu acho que eu fiz alguma coisa pela rua”.

 

Bate-boca na sessão

A presidente da Câmara também usou a tribuna para falar do assunto. Simone de Arruda lembrou que mora no bairro há 21 anos, e que a concretagem foi irregular porque já há uma licitação em andamento, para que a rua seja asfaltada. “Resto de concreto nós não queremos lá. Se jogar na frente da minha casa, eu não quero. O projeto está em andamento. Convido os senhores para acompanharem a colocação do asfalto de verdade, não em uma situação paliativa”, reclama. “Se precisar fazer uma manutenção da SABESP, quem vai quebrar o asfalto?”.

Ainda segundo Simone, a liberação da emenda veio graças ao trabalho do vereador José Maria (DEM). “Eu poderia dizer que fui eu que fiz, mas não. Quem fez foi o vereador, que gentilmente mandou a emenda para o meu bairro. Não estou fazendo politicagem”.

 

“Ciumeira”

Regina rebateu que a reclamação de Simone é uma “ciumeira”. “Eu to ajudando aquele povo. Ela mesma lembrou que eles esperam há 20 anos. Estou ajudando ele”. Em resposta, ainda, Regina prometeu retirar o asfalto do local. Além disso, ela protocolou um requerimento pedindo que a Prefeitura apresentasse a documentação que comprove o projeto de asfaltamento da área, mas o requerimento não foi votado, já que o vereador Nelsinho (PRB) pediu vistas. Em seu discurso, Simone pediu que os vereadores não aprovassem o requerimento.

 

E a Prefeitura?

Procurado, o prefeito Péricles confirmou que há um convênio entre o Executivo e o governo do Estado para que a pavimentação asfáltica seja oficialmente aplicada. “O legislativo não pode fazer isso, e ela não tinha autorização da Prefeitura. O que aconteceu é que alguns servidores foram até lá, porque foram informados que um caminhão chegaria. Eles foram induzidos. O gabinete, mesmo, não sabia disso”, explica.

Ainda de acordo com Péricles, a licitação deve ser publicada em aproximadamente 30 dias. “O convênio já foi firmado e está praticamente tudo pronto”, enfatiza.

 

VEJA A SESSÃO NA ÍNTEGRA NO FACEBOOK DO JORNAL DE CAPELA CLICANDO AQUI


Mais Notícias