Prefeitura inicia trabalhos para demolição de prédio incendiado

Geral 19 jul / 2022 às 18:08

Montagem do canteiro de obras foi concluída

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo (Siurb) iniciou no sábado (16) a operação para a demolição do Edifício Comércio e Indústria, na região central da capital. O prédio foi atingido por um incêndio no domingo (10), que só foi controlado mais de 60 horas depois. Segundo a prefeitura, a área da frente do prédio foi isolada e, no final de semana, também foi concluída a montagem do canteiro de obras na Rua Barão de Duprat.

O material que será utilizado na obra de demolição já foi entregue, como compressores, geradores, caçambas, andaimes e escadas. A área, localizada entre os números 70 e 102 da Rua Abdo Schahin, permanece interditada, liberada apenas para os trabalhos de limpeza e retirada dos materiais queimados durante o incêndio.

Operação de demolição de dez prédios comerciais da milicia no Recreio dos Nadeirantes
Operação de demolição de dez prédios comerciais da milícia no Recreio dos Nadeirantes
“O plano de trabalho para a demolição do edifício está em fase de elaboração. Por se tratar de uma ação emergencial, os prazos e valores investidos serão determinados no decorrer das obras. Importante destacar que todos os serviços executados no contrato seguem a Tabela de Custos da Siurb [elaborada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe]”, informou a prefeitura.

Segundo a prefeitura, o trabalho é feito durante os sete dias da semana, sempre das 7h às 17h. Nessa primeira etapa, 20 operários realizam atividades no local. A administração municipal disse que trabalha para liberar a área no menor tempo possível, prezando sempre pela segurança dos pedestres, comerciantes e dos operários que executam os serviços. A estimativa de prazo para conclusão não foi informada.

O plano de trabalho para a demolição do prédio está em fase de elaboração. Após a limpeza do local, com a retirada de todo o material que restou do incêndio e escoramento de todos os andares, equipes técnicas poderão analisar in loco o estado dos elementos estruturais (vigas, pilares e lajes). A partir da análise dos dados coletados será definido o cronograma da demolição.


Mais Notícias