Cansado de esperar, Vereador Dito Fidêncio tapa buracos em ruas por conta própria; Prefeitura acusa o parlamentar de intervenção ilegal em via pública

Política 11 dez / 2019 às 16:41

O vereador Dito Fidêncio (PP) publicou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (11), imagens em que aparece tapando um buraco na rua Manuel de Lara, região central de Capela do Alto. Essa não é a primeira vez que o parlamentar realiza funções de órgãos executivos. Em resposta, a Prefeitura Municipal acusa o parlamentar de cometer intervenção ilegal em via pública e infração de trânsito.

Em um dos vídeos publicados Fidêncio é questionado por um munícipe, sobre de quem seria a responsabilidade de realizar o serviço. “Quem atende é o encarregado do barracão, mas eu liguei mil vezes e ele não atende. É difícil de fazer isso? Uma terrinha só,” dispara o vereador.

Segundo divulgou, o vereador questionou a prefeitura municipal sobre o pedido de reparo e foi informado que a responsabilidade seria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). “Eu pedi faz três semanas, que era para tapar um buraco. Eu fui até o chefe do barracão, mas ninguém me atendeu. Eu acho que é uma vergonha a gente ter um imenso buraco no centro da cidade e o povão cobrando o buraco,” garantiu.

A SABESP foi questionada sobre o cronograma e previsão dos reparos nos buracos em vias da cidade, mas até o momento não divulgou nenhuma informação.

Questionada sobre a ação, a Prefeitura Municipal de Capela do Alto acusa o parlamentar de colocar em risco a segurança no trânsito. “Jogar material inadequado na via pública é infração de trânsito, não é reparo. Esse material pode causar acidentes, uma vez que não tem aderência na manta asfáltica existente e representa risco de derrapagem para automóveis e, principalmente, motocicletas,” destacou o Poder Executivo.

A municipalidade ainda denuncia duas infrações de trânsito cometidas por Fidêncio. “Duas infrações administrativas de trânsito. Art. 182 – Parar o veículo na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das demais vias dotadas de acostamento; Art. 172 – Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias,” elenca a Prefeitura.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a primeira infração é grave e tem como penalidade multa, já a segunda transgressão é infração média passível de multa.

 

Reunião a portas fechadas 

Enquanto realizava o reparo, o vereador da oposição também acusou os colegas do Poder Legislativo de se reunirem, a portas fechadas, com o chefe do executivo para decidir o nome do próximo gestor da mesa diretora. “Enquanto o vereador Dito Fidêncio está tapando buraco na cidade, os puxa saco estão no gabinete do prefeito para ver quem será o presidente. Hoje eles tiveram essa reunião com sete vereadores,” afirmou Fidêncio. O parlamentar adiantou que se as cobranças continuarem ele deve continuar realizando reparos nas ruas. “Se alguém cobrar o Dito, o Dito vai fazer,” ressaltou.

Sobre o encontro, o Executivo destacou que a reunião não foi realizada mediante a convite. “Sobre a presença de vereadores no Paço Municipal e no Gabinete do Prefeito, os nobres legisladores sempre tiveram acesso a esses próprios municipais e são bem-vindos como reflexo do respeito institucional vigente por maioria de condutas,” rebateu.

A prefeitura negou que os parlamentares estivessem reunidos com o chefe do executivo para determinar quem será o próximo presidente do legislativo. “Os temas tratados são os mesmos de todos os encontros desse tipo, ou seja, as ações administrativas relevantes para a população capelense,” salientou.


Mais Notícias