Eleição para presidência da Câmara Municipal promove bate-boca entre vereadores durante a sessão

Política 21 ago / 2018 às 09:47

A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Capela do Alto já começou a alterar os humores no legislativo local. Durante a sessão de quarta-feira (15), os vereadores Dito Fidêncio, Neto e Ênio Campos, além da própria Simone de Arruda, debateram o tema. Houve até ameaça de mudança de voto e solicitação para formação da chapa eleitoral durante a própria sessão.
Tudo começou logo que foi aberto o uso da Tribuna. Primeiro vereador cadastrado para usar a palavra, Dito Fidêncio (PP) aproveitou o momento para reclamar de boatos na cidade de que ele estaria mudando de lado, no caso sobre a votação para a presidência da Câmara. “Tem muita gente lá fora falando que eu mudei de lado. Então para deixar claro que eu não mudei de lado, vou falar. Está chegando a data de votarmos para a presidência dessa casa e meu voto é Simone e não abro mão”.
O vereador Braz de Oliveira Neto (PDT) pediu a palavra ao colega e afirmou que também votará em Simone de Arruda, exceto se perceber que ela perderá a eleição. Deste modo, ele votaria em outro candidato. “Meu voto na Simone é até o fim, mas se a minha base for perder, se for para a Simone perder, pode colocar qualquer um de candidato que eu voto com a minha base”, explicou o parlamentar. Dito Fidêncio discordou, dizendo que Neto deveria votar independente de mudanças. “Se declarou o voto, tem que ir até o fim”.
A vereadora Simone de Arruda (PHS), durante a fala de Dito Fidêncio, sugeriu que eles aproveitassem e já formassem a chapa para concorrer à eleição, fato que já envolveria os nomes em torno de sua candidatura. Ela foi apoiada por Dito. “Não vejo a diferença, já que os apoios estão aí. Vamos sair da sessão e já fechar a chapa”, exclamou.
O vereador Enio De Oliveira Campos (MDB) pediu a palavra para repreender os colegas que já haviam declarado voto. “Vereador Neto declarou o voto, agora tem que cumprir a palavra de homem e manter até o final. Ele e o Ditinho. Eu não vou revelar meu voto, mas quem já revelou tem que manter”, alertou.
Braz Neto afirmou que se a vereadora perder a eleição não vai ser culpa dele. “Estão me tratando como marionete, com joguinho aqui. Se a Simone perder não é culpa minha, que fique bem claro. Agora, se chegar uma hora e eu falar que vou votar com a minha base, aí não tem mais o que chorar”, ameaçou o vereador. Dito Fidêncio retomou a palavra para se desculpar perante os presentes, dizendo que não era momento para discutir o caso.
O vereador José Maria Da Silva (DEM), que faz parte da mesa diretora atual da Câmara, utilizando a palavra, disse que ainda era cedo para formar uma chapa, o que poderia impedir a formação de outras chapas e candidaturas. “Todos os vereadores têm capacidade para ser presidente. Temos que esperar um pouco e deixar chegar o momento para ver quem tem competência para assumir essa casa”, ponderou. Novamente, o vereador Braz Neto interrompeu o colega para avisar que pode mudar de voto. “Se eu ver que a minha base pode perder, e ficar esse papinho aí que está acontecendo, eu voto com a minha base. E aí não vai ter choro”.
A vereadora Simone de Arruda, no uso da tribuna, concordou com José Maria, de que ainda é cedo, mas explicou que houve uma concordância entre os colegas em torno do seu nome, o que provocou a conversa.
Procurado pela reportagem do Jornal de Capela, o vereador Neto afirmou que após a sessão, o mal-entendido foi desfeito. Ele afirmou que mantém o voto em Simone de Arruda para a presidência do Legislativo.


Mais Notícias